Mais 100 alunas foram certificadas na tarde desta quinta-feira (18) pelo programa Mulheres Mil, que concluiu no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Noroeste a capacitação de mais uma turma da iniciativa.
Com foco no curso de Assistente Administrativo, com carga horária de 160 horas/aula, a formação se destaca por ir além do conteúdo técnico ofertado. A conclusão dessa etapa eleva para 855 o número total de mulheres qualificadas pelo programa, resultado da parceria entre a Prefeitura de Campo Grande e o Governo Federal, executada pela Fundação Social do Trabalho (Funsat). Ao todo, a iniciativa já formou 12 turmas distribuídas pelas sete regiões da cidade.
Desenvolvido pela Escola da Funsat, o Mulheres Mil oferece formação exclusiva na área de Assistente Administrativo e promove, de forma integrada, conhecimentos em empreendedorismo, educação financeira, marketing e oratória, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e de desenvolvimento pessoal das participantes.
Para Nayara Avyla, de 42 anos, a experiência vivida durante o curso será levada para toda a vida. “Foi algo tão bom que pretendo fazer outras capacitações da Funsat. Não só pelo conteúdo, mas pela metodologia inclusiva, que influencia a acreditarmos no nosso próprio potencial”, relatou a moradora do Jardim Paulista.
Sentimento semelhante compartilha a colega de turma Aparecida Salvador, de 30 anos, residente no próprio Jardim Noroeste, onde ocorreram as aulas. “Foi um divisor na minha vida, para vencer mais a timidez e sonhar mais alto depois do conhecimento adquirido. No Mulheres Mil, você aprende de uma forma compartilhada, em que uma impulsiona a outra. Por isso, é uma grande oportunidade que recebemos”, afirmou.

Andreza Garcia da Silva, de 31 anos, moradora do Jardim Panorama, também destacou o diferencial da qualificação. Segundo ela, apesar de já ter participado de outros cursos da Escola Funsat, o Mulheres Mil se mostrou mais completo. “Seja pela extensão, pelas semanas que envolvem o conteúdo ou pela qualidade dos professores, certamente o Mulheres Mil é algo transformador. Principalmente por preparar cada uma para um salto na vida, seja como funcionária, empreendedora ou mesmo na jornada pessoal”, avaliou.

A vivência no projeto também foi marcante para Luana Gabrielly de Matos, de 26 anos, moradora do Jardim Anache, que acompanhou a formatura ao lado dos filhos, incluindo a caçula Maria Adelaine, de apenas 10 meses. Para ela, a iniciativa deveria alcançar ainda mais mulheres. “Tomara que todas as regiões recebam cursos, pois são 160 horas de aprendizagem que mudam a vida da aluna. Para mim, foi algo que me ensinou muito, deixando agora o desafio de aplicar esse conhecimento e as orientações que recebi para conquistar novas e melhores oportunidades”, contou.

A Escola Funsat retoma o programa Mulheres Mil a partir de fevereiro de 2026, com a formação de novos grupos em diferentes bairros de Campo Grande. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (67) 3314-3089 ou diretamente com a equipe de Educação Profissionalizante da Fundação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, na Rua 14 de Julho, nº 992, Vila Glória, 1º andar.
Confira a sequência de turmas, desde o ano passado:
2024 / 330 certificações em cinco turmas
1 – Vida Nova – 100 alunas
2- Jardim Noroeste – 50 alunas
3- Jardim Canguru – 75 alunas
4- Jardim Aero Rancho – 50 alunas
5- Coophavila II – 65 alunas
2025 / 525 certificações em sete turmas
6- CRAS Moreninhas
50 alunas certificadas em abril
7- ACIESP (Aero Rancho)
100 alunas certificadas em maio
8- CRAS Vila Popular
75 alunas certificadas em junho
9- CRAS Jardim Canguru
50 alunas certificadas em julho
10- CRAS Estrela Dalva
75 alunas certificadas em setembro
11- CRAS Moreninhas
75 alunas certificadas em novembro
12 – CRAS Noroeste
100 alunas certificadas em dezembro
#ParaTodosVerem As imagens mostra a formatura do Mulheres Mil no Noroeste.