A Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) conquistou reconhecimento nacional ao ficar entre os três projetos mais inovadores do país na categoria Inova do Prêmio Atena 2025. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (10), no Teatro do Sesc, no Rio de Janeiro.
Promovida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), em parceria com o Sesc e o Senac, a premiação reconhece iniciativas de inovação desenvolvidas no âmbito do Programa Atena, que reúne federações e sindicatos de todo o Brasil.
A proposta consiste no desenvolvimento de um sistema voltado para a Fundação Municipal de Esportes (Funesp), elaborado pelo Escritório de Projetos da Agetec, com o objetivo de modernizar a gestão das oficinas esportivas oferecidas pelo município.
A execução do software está a cargo dos alunos do Senac Hub Academy, dentro da Fábrica de Software, que simula um ambiente real de desenvolvimento e proporciona aos estudantes uma vivência completa de todo o ciclo de produção de sistemas multiplataforma, com metodologias ágeis e práticas adotadas pelo setor de Tecnologia da Informação. No âmbito dessa parceria, o projeto da Agetec está sendo desenvolvido de forma totalmente gratuita pelos alunos, desde o levantamento de requisitos até a entrega final da solução prevista para 2026.
“A Funesp tem buscado constantemente aprimorar o atendimento aos usuários das nossas oficinas e projetos e por isso solicitamos a parceria da Agetec e do Senac na construção de novas ferramentas que apoiem esse trabalho. É uma alegria saber que a solução que estamos desenvolvendo juntos foi reconhecida nacionalmente e ficou entre as três melhores do país. Esse resultado demonstra a qualidade, o compromisso e a competência dessa parceria”, disse o secretário da Funesp, Sandro Benites.
O sistema deverá apoiar a ampliação do acesso às atividades esportivas disponibilizadas à população, integrando a plataforma ao programa Movimenta CG. Além da digitalização dos processos, a solução deve permitir geração de dados mais precisos para o planejamento interno e facilitar a participação dos munícipes em ações esportivas e de lazer.
“Esse sistema traz benefícios diretos para o cidadão, que passa a ter acesso mais rápido, simples e organizado às atividades esportivas da cidade. Com inscrições online e informações centralizadas, a população ganha praticidade, enquanto a gestão passa a trabalhar com dados mais confiáveis para ampliar e melhorar a oferta”, explicou o diretor-presidente da Agetec, Leandro Basmage.
A categoria “Inova” destaca projetos criados por alunos e docentes do Senac, no âmbito do Projeto Integrador, com foco em soluções aplicadas a demandas reais do setor produtivo. O projeto foi selecionado para execução pelo Senac Hub Academy, programa que desenvolve tecnologias em parceria com empresas e instituições públicas.
“Essa conquista tem um significado especial, porque reconhece um trabalho construído com dedicação e foco em resultados. Ver um projeto da Agetec ganhar destaque nacional mostra que Campo Grande está avançando com força na inovação tecnológica. Temos projetos importantes em desenvolvimento e novas entregas sendo preparadas. Seguimos em um caminho muito promissor e a população sentirá, cada vez mais, os benefícios desse investimento contínuo em tecnologia”, finalizou Basmage.