A manhã desta sexta-feira marcou um momento histórico para a educação infantil e para as ações de sustentabilidade da Capital. A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Piratininga recebeu o primeiro Pomar Urbano de Campo Grande, iniciativa inédita desenvolvida pela Prefeitura, por meio do Programa de Parceria Municipal (Propam), coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e com apoio da empresa P.B. Lopes Scania. O projeto nasce como um espaço permanente de aprendizagem, integração e contato direto das crianças com o meio ambiente.
A escola, que atende estudantes de 4 meses a 3 anos e meio, recebeu 25 mudas frutíferas, entre jabuticabas, pitangas, acerolas e goiabas vermelhas. A proposta é que o pomar se torne parte do cotidiano escolar, estimulando a educação ambiental desde os primeiros anos de vida. Por isso, todas as turmas participaram do plantio das mudas, colocando as mãos na terra com entusiasmo. A interação marcou não apenas um momento pedagógico, mas também uma vivência afetiva que mobilizou toda a comunidade escolar.
A diretora escolar, Melissa Pires do Prado, destaca que o projeto reforça valores que já fazem parte da rotina da unidade. Ao contextualizar a importância da iniciativa, ela explica que o contato com a natureza é essencial no processo de desenvolvimento das crianças “Esse projeto do pomar urbano é muito importante para as crianças entenderem a preservação e a alimentação saudável. Além disso, vai enriquecer a merenda quando as árvores começarem a dar frutos. Aqui na Emei Piratininga priorizamos o contato com a terra e com o ambiente externo. As crianças já amaram participar e, quando vier a colheita, será uma grande festa. Já temos várias ideias para esse espaço tão especial”.
A participação das famílias também reforça o impacto da ação. A presidente do Conselho Escolar e membro da Associação de Pais e Mestres (APM), Priscila Varges da Silva, lembra que muitas crianças não têm um espaço verde em casa, e por isso a escola se torna um ambiente fundamental para vivências naturais “Aqui já é uma escola afetiva e as crianças sempre tiveram acesso às frutas na merenda, mas agora vão acompanhar todo o processo, desde o plantio. Muitas não têm um quintal ou ficam muito tempo nas telas. Então, a escola vai proporcionar um espaço ainda mais interessante, oferecendo às crianças a oportunidade de ver, tocar e entender como tudo nasce. Estamos honrados por fazer parte de uma escola que acredita nesse propósito”.

O entusiasmo também ganhou voz entre os pequenos. O aluno Samuel Fredo Gadda, cinco anos, não escondeu a empolgação durante o plantio. Com uma fala espontânea e sincera, contou “Eu plantei hoje. Gostei! Já tinha plantado em casa e vou ajudar a cuidar aqui também”.
Já o pequeno Davi Rodrigues, também de cinco anos, experimentando o plantio pela primeira vez, descreveu a experiência de forma simples e encantadora “Gostei! É muito legal plantar e vamos cuidar”.
O lançamento do pomar integra as ações comemorativas da empresa P.B. Lopes Scania, parceira da Prefeitura na promoção de práticas sustentáveis. A iniciativa reforça a união entre o setor público e a iniciativa privada na ampliação de áreas verdes e na criação de espaços educativos de convivência. Além da Emei Piratininga, outras duas áreas recebem plantio de mudas, fortalecendo o alcance do projeto.

Propam
A criação do pomar integra um conjunto maior de ações promovidas pelo Programa de Parceria Municipal (Propam). Além da escola, o bairro Nova Lima também foi contemplado com o plantio de árvores nativas na praça pública adotada pelo grupo P.B. Lopes, que reforça seu compromisso com a sustentabilidade e com a revitalização de áreas verdes da Capital.
A diretora-presidente do grupo, Daniela de Andrade Lopes Gomes, celebrou a parceria e destacou o propósito ambiental da empresa “Para nós é um prazer e uma grande honra estar participando desse projeto com a Prefeitura, porque o meio ambiente é uma questão de suma importância no desenvolvimento do Brasil, e Mato Grosso do Sul é um exemplo nessa área de sustentabilidade”.
Ela também explicou a razão por trás da ação especial de plantio, reforçando o significado da data “Este ano estamos completando 75 anos como concessionários no Brasil. Nosso fundador, Pedro Barbosa Lopes, sempre foi um ativista e amante da natureza. Por isso, decidimos plantar 75 árvores em cada município onde estamos instalados. Nada mais justo do que celebrar essa história contribuindo com o meio ambiente”.
Quem acompanhou o plantio no bairro foi a moradora Daniela Luges da Silva, que avaliou como muito positiva a melhoria no espaço “Para a comunidade e para as crianças, esse espaço arborizado será mais uma área de lazer e de convívio entre as famílias. Eu tenho uma filhinha pequena e ela gosta bastante de passear. Não vejo a hora de aproveitarmos nossa praça”.
Ao comentar o impacto social das iniciativas, o secretário da Semades, Ademar Silva Junior, destacou a relevância da formação de uma geração mais consciente “Com o plantio das mudas e a criação do pomar, aproximamos nossas crianças de práticas ambientais que formam cidadãos mais conscientes, assim como fortalecemos a relação da comunidade com os espaços públicos. A parceria mostra que, quando unimos esforços, conseguimos transformar áreas comuns e melhorar a qualidade de vida da população”.
Com a implantação do Projeto Piloto Pomar Urbano de Campo Grande, a Emei Piratininga se torna referência em práticas de educação ambiental e cuidado coletivo. O espaço agora criado será um ambiente vivo de experiências, fortalecimento de vínculos e aprendizado sobre sustentabilidade. Assim, o pomar inaugura uma nova etapa para a escola e para a cidade, unindo natureza, educação e comunidade em um mesmo propósito.