Uma comitiva de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul participa desde segunda-feira, dia 28 de julho, no auditório do Centro de Formação do Judiciário do RS, do curso “Noções Preliminares para a Implantação do eproc”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). A capacitação, que segue até sexta-feira (01/08), tem o objetivo principal de apoiar a implantação do sistema eletrônico de processos judiciais eproc. Para isso, a programação inclui atividades teóricas e práticas, além de espaços dedicados à troca de experiências entre os participantes.
A equipe do Tribunal de Justiça de MS é composta pela juíza Joseliza Alessandra Vanzela Turine, auxiliar da Presidência e coordenadora do sistema eproc no TJMS, pelo juiz Vinicius Pedrosa Santos, auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, pela diretora da Secretaria Judiciária de 1º Grau, Silvana Martins Silva de Carvalho, pelo diretor da Secretaria Judiciária, Sérgio Getúlio Silva Júnior, pelas servidoras Déborah Mussi Salomão e Alessandra Armoa Teixeira, gestoras negociais do eproc, pelo servidor Diego Ramos de Bairros, gestor técnico do eproc, além das servidoras Juliana Guirelli Fancelli, da Corregedoria, Isabella Lorenzetti, da CPE, e do servidor Rodrigo Kanezaki, da TI.
Além dos magistrados e servidores de MS, participam da atividade servidores dos Tribunais de Justiça de Alagoas (TJAL), Sergipe (TJSE), Bahia (TJBA) e do Superior Tribunal Militar, todos em fase de implementação do sistema eletrônico de processos judiciais eproc.
A programação do curso é conduzida por instrutores do TJRS e do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), com metodologia participativa que estimula o pensamento crítico e a construção coletiva do conhecimento. A atividade também inclui aulas expositivas, painéis técnicos e espaços para trocas de experiências sobre os desafios enfrentados e soluções adotadas na implantação do sistema.
A expectativa é de que a capacitação contribua para uma implantação segura e alinhada do eproc nos Tribunais participantes, promovendo a integração e o fortalecimento da justiça digital no país. Durante todo o curso, os participantes compartilharão vivências, dúvidas e sugestões para o alinhamento técnico e cultural entre os parceiros.
Saiba mais – O eproc é um sistema de processo judicial eletrônico desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido a outros tribunais para a gestão eletrônica de processos judiciais, o qual permite a tramitação, movimentação e controle de processos tanto de primeiro quanto de segundo grau.
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Dorival Renato Pavan, assinou, no último dia 5 de maio, o acordo de cooperação técnica com o TRF4 com o objetivo de modernizar o sistema judicial por meio da adoção deste novo sistema de processo eletrônico. Anunciada desde sua posse, a implementação do eproc visa modernizar a gestão processual do PJMS, promovendo mais celeridade, transparência e eficiência no trâmite de ações judiciais.
O eproc é, por sua essência, um sistema colaborativo, que se origina e se desenvolve por meio de uma rede de cooperação entre tribunais, respeitando a autonomia institucional. Com uma arquitetura aberta e flexível, o sistema permite adaptações à realidade local de cada tribunal e a criação de modelos próprios de gestão processual.



