Na próxima segunda-feira, dia 16 de junho, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul promove a audiência pública do processo participativo de elaboração das Metas Nacionais do Poder Judiciário para o ano de 2026. A audiência será realizada às 19 horas, na Faculdade Insted, em Campo Grande, localizada na Av. Fernando Corrêa da Costa, 845 – Centro.

Destinada à sociedade civil e demais instituições, a audiência pública tem como objetivo coletar sugestões e demandas externas que contribuam para a definição de metas alinhadas aos anseios sociais, permitindo que os cidadãos participem ativamente da construção das prioridades do Judiciário brasileiro para o ano de 2026.

Em outra etapa do processo de gestão participativa para formulação de metas, o TJMS promoverá também na segunda-feira (16), a partir das 14h30, uma reunião interna no âmbito institucional, voltada a todos os magistrados e servidores, em que serão discutidas as propostas.  Os dois eventos terão transmissão ao vivo pelo canal do TJMS no Youtube

As Metas Nacionais representam o compromisso dos tribunais com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, com foco na celeridade, na eficiência e na qualidade dos serviços oferecidos à sociedade. A iniciativa visa promover uma gestão participativa e democrática, convidando também magistrados e servidores a participarem da definição das diretrizes que nortearão o Poder Judiciário no próximo ano.

As metas serão votadas no mês de dezembro, durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, com a participação dos 91 tribunais brasileiros.

A Assessoria de Planejamento do TJMS, por meio da Coordenadoria de Gestão Estratégica, convida todos os servidores a participarem ativamente da consulta pública, da reunião interna e da audiência, reforçando a importância do engajamento de todos para a construção das prioridades do Judiciário brasileiro no próximo ano.

Saiba mais – Desde 2009, as metas são definidas anualmente e estão previstas na Resolução nº 325/2020 do CNJ, que instituiu a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026. Elas servem como instrumento para o monitoramento e a avaliação da estratégia nacional, bem como para a verificação da realização de programas, projetos ou ações implementados pelos tribunais, além da análise de outros indicadores de desempenho.

TJMS