A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza nesta segunda-feira, dia 2 de junho, a partir das 18h45 (horário local), mais uma edição do Grupo de Pesquisa em “Gestão de Pessoas e Novas Tecnologias no Sistema de Justiça: Desafios, Soft Skills e Inovação”, coordenado pela juíza Luiza Vieira Sá de Figueiredo, da comarca de Campo Grande, e abordará a importância da gestão respeitosa e consciente como ferramenta de prevenção ao assédio e à discriminação no ambiente de trabalho. O encontro terá a participação da servidora do TJMS e professora Fernanda Baldo Romero, que compartilhará sua experiência no desenvolvimento de práticas institucionais voltadas à prevenção e enfrentamento dessas condutas dentro da instituição.
Os temas tratados serão: o que é um ambiente de trabalho seguro; o assédio e a discriminação no ambiente de trabalho; e gestão respeitosa e consciente – acolhimento. O acolhimento é o foco das falas da professora.
Ela ressalta que enfrentar essas práticas exige uma mudança de cultura para que o enfoque da prevenção seja o mais visto e, para isso, informação e conscientização são a chave para o fortalecimento de qualquer instituição.
A palestra também irá abordar a gestão respeitosa como um caminho efetivo para mitigar riscos e promover um ambiente onde as pessoas se sintam protegidas, valorizadas e ouvidas.
Neste contexto, o TJMS se destaca como instituição pioneira no país ao implementar e consolidar práticas de acolhimento institucionalizadas. A estrutura criada pelo Tribunal oferece escuta acolhedora e humanizada, suporte e encaminhamentos adequados aos magistrados, servidores e colaboradores que vivenciam situações de assédio ou discriminação.
O Núcleo de Acolhimento está ligado à Gestão de Pessoas e possui atribuições funcionais de auxiliar a CPEAD, comissão de prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação. Fisicamente, fica ao lado da Gestão de Pessoas, no prédio do TJMS.
O link para participar como convidado do grupo de estudo é



