A Prefeitura de Campo Grande segue mobilizada nesta quarta-feira (07) com ações emergenciais e de reparo nos pontos afetados pela forte chuva registrada na terça-feira. As equipes atuam de forma integrada para restabelecer a segurança viária, melhorar o escoamento da água e minimizar os transtornos à população.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) iniciou, logo no início da manhã desta quarta-feira, uma obra emergencial na Avenida Rachid Neder, considerada a situação mais crítica. No local, a enxurrada arrancou placas de asfalto em um pequeno trecho da via. O trabalho consiste, inicialmente, na limpeza mecanizada, com a retirada das placas de asfalto soltas e dos resíduos sólidos trazidos pela força da água. Após essa etapa, será necessário aguardar a secagem do solo para a aplicação de uma nova capa asfáltica, garantindo a qualidade e a durabilidade do pavimento.
A Sisep esclarece que, nesse trecho, não havia sido realizada obra recente de recapeamento ou tapa-buracos. O problema ocorreu porque o grande volume de água entrou por baixo da capa asfáltica, provocando o deslocamento das placas, situação semelhante à registrada no final do ano passado na rotatória da Avenida Rachid Neder com a Avenida Ernesto Geisel, onde foi adotado o mesmo procedimento de reparo.
Ainda na manhã desta quarta-feira, equipes técnicas da Secretaria estiveram na região da Rua Joaquim Murtinho para avaliar os danos e definir as intervenções necessárias para o início dos reparos.
Em outra frente de trabalho, equipes de drenagem realizam limpeza na região do Lago do Amor, com atenção especial à comporta construída no final do ano passado, que tem a função de evitar o transbordamento do lago. Na Avenida Mato Grosso, onde houve registro de alagamento, estão sendo feitas a desobstrução das bocas de lobo e reparos em bueiros (poços de visita) danificados durante a chuva.
De acordo com a Sisep, em muitos pontos o acúmulo de água nas vias é provocado pelo grande volume de resíduos arrastados pela enxurrada, como plásticos, garrafas PET, papéis e latas, que acabam obstruindo o sistema de drenagem. Um exemplo recente ocorreu na Avenida Albert Sabin, onde a água tomou conta de um longo trecho da via, situação inédita naquele local. A Secretaria reforça a importância da destinação correta do lixo por parte da população, especialmente dos resíduos plásticos.
A Sisep também dá continuidade, nesta quarta-feira, à obra de recolocação das placas de concreto no canal do córrego Segredo, que caíram durante a forte chuva no final do ano passado em dois pontos da Avenida Ernesto Geisel. Atualmente, os trabalhos estão concentrados nas proximidades do Centro de Belas Artes. Na sequência, as equipes atuarão no outro ponto afetado, próximo à Avenida Rachid Neder. A previsão é de que todo o serviço seja concluído em até duas semanas.

Segundo a Secretaria, os transtornos registrados são consequência de chuvas fortes e concentradas, quando um grande volume de água cai em um curto espaço de tempo, dificultando a absorção pelo solo e o escoamento pelo sistema de drenagem. Nesta quarta-feira, por exemplo, em algumas regiões de Campo Grande choveu mais de 30 milímetros em aproximadamente meia hora.
A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) também está com equipes nas ruas realizando vistorias nas vias atingidas e promovendo interdições preventivas, com o objetivo de garantir a segurança viária e permitir que os trabalhos ocorram com segurança.
No momento, estão interditados os seguintes pontos:
- Avenida Rachid Neder x Rua Pedro Celestino;
- Avenida Rachid Neder x Rua Padre João Crippa;
- Rua Pedro Celestino x Rua Júlio Dittmar (antes da Avenida Rachid Neder), com acesso local garantido;
- Avenida Rachid Neder, pista no sentido oeste/leste, sentido Coronel Antonino.

A Agetran orienta os condutores a redobrarem a atenção, respeitarem a sinalização e, sempre que possível, utilizarem rotas alternativas.