Com mais de R$ 6 milhões investidos a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) construiu 40 praças em 2025. Em 2024, foram mais de 80 espaços públicos que ganharam várias opções de lazer e esporte, com a execução de pista de caminhada, academia ao ar livre e quadra de areia.
A implantação dessas opções de esporte e lazer foi desenvolvida de acordo com o espaço disponível, mas a maioria das praças recebeu pista de caminhada e academia ao ar livre. Neste ano, nas 40 praças foram 26 quadras de areia, 22 academias ao ar livre e 26 pistas de caminhada. A Secretaria colocou também 88 bancos de metal, usados pelos moradores para o bate-papo no final da tarde enquanto acompanham a movimentação dos familiares nas caminhadas ou atividades esportivas.
“Depois do asfalto, a maior demanda dos moradores, das lideranças comunitárias, é a construção de praças, e a prefeita Adriane Lopes está atendendo essas reivindicações, são investimentos do poder público que refletem na melhoria da qualidade de vida dos moradores e desenvolvimento econômico e social para os bairros”, afirma o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli.
“As praças são importantes para que a população tenha um local de lazer, um exemplo é a nossa Praça da Poesia, na Rua Arlindo Sampaio Jorge”, comenta Marilce Oliveira de Souza, presidente da Associação dos Moradores do Nova Bahia. Ela Mora no Nova Bahia desde 2004 e já foi presidente do Conselho Regional da região. Ela cita que além do Nova Bahia outros bairros da região ganharam praça nova, como o Estrela Dalva, Novo Minas Gerais, Mata do Jacinto.
Além da pista de caminhada, quadra de areia, academia ao ar livre, as praças ganharam iluminação pública, serviço também executado pela Sisep. Com a área toda iluminada, as crianças, jovens e idosos podem aproveitar toda a estrutura durante o período noturno, quando a temperatura é mais amena.
Aos fazer as entregas desses espaços a prefeita Adriane Lopes pode comprovar junto aos moradores e lideranças dos bairros a importância desse programa de construção e revitalização das praças. “O bairro tem 46 anos de existência, estou no segundo ano de gestão e, quando assumi, os moradores me cobravam uma praça. Quero agradecer à Prefeitura Municipal, o que era sonho virou realidade. A gestão tem feito um trabalho muito bonito voltado à comunidade. Através dessa praça, estamos tirando as famílias de dentro de casa, oferecendo esporte e saúde”, afirmou o presidente da Associação de Moradores do Bairro Coophavila II, Ivanildo Soares da Silva, durante a entrega da praça e da Arena Esportiva no Coophavila II no início de abril deste ano. O projeto das arenas esportivas é executado em parceria com o Governo do Estado.
No Alves Pereira, segundo os moradores, a entrega da praça no início de agosto deste ano significou a transformação de um espaço que antes era motivo de preocupação, pois a área que era ocupada por bandidos agora é usada pela comunidade para o esporte, lazer e integração social. “Agora está excelente, tem mais segurança. Todo mundo gostou e elogiou. Antes não tinha quadra, e a gente não podia jogar à noite. Hoje eu venho com o pessoal da igreja para o vôlei, e é uma delícia”, conta a moradora Valquíria Menezes, que há seis anos vive no bairro.
Neste ano, o projeto de construção e revitalização de praças contemplou os bairros Aero Rancho, Parati, Iracy Coelho, Piratininga, Paulo Coelho Machado, Parque do Sol, Centenário, Jardim Panorama, Rita Vieira, Tiradentes, Vilas Boas, Indubrasil, Santo Antonio, Jardim Panamá, Residencial Búzios, Nova Campo Grande, Ana Maria do Couto, Vila Eliane, Zé Pereira, São Conrado, Noroeste, Talismã, entre outros.
#ParaTodosVerem: Imagens de praças entregues pela SISEP.