Nesta quarta-feira, dia 26 de novembro, teve início o curso de preparação para assistentes sociais e psicólogos do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Judicial (Ejud-MS). Destinado aos profissionais que atuam em processos das áreas cível, criminal, de família, infância e juventude, idoso e violência doméstica, a formação ocorrerá até o dia 28.

Durante abertura, a juíza Kelly Gaspar Duarte, coordenadora pedagógica da Ejud, explicou que o Tribunal de Justiça priorizou a realização do curso ainda em 2025, apesar do cronograma apertado causado pela implantação de novos sistemas. A coordenadora lembrou que, desde 2022, não havia sido ofertada uma formação inicial para assistentes sociais e psicólogos, e em decorrências dos ofícios encaminhados solicitando a demanda foi priorizado o oferecimento do curso. 

Também foi comunicado aos participantes a criação do Núcleo Estadual de Apoio Técnico do Serviço Social e da Psicologia, vinculado à Corregedoria-Geral de Justiça, que está em fase final de estruturação e terá coordenações específicas para cada área, visando fortalecer a identidade profissional, oferecer orientação técnica e ampliar o suporte às equipes. 

Após a abertura, a turma foi dividida entre assistentes sociais e psicólogos, para o debate e estudo específico de acordo com a atuação dos profissionais. No último dia, as turmas estarão juntas novamente para debater sobre o trabalho multidisciplinar no Judiciário.

O curso busca uniformizar práticas, fortalecer a rede de apoio técnico e promover a troca de experiências entre os participantes. Além disso, a formação objetiva o aprimoramento e desenvolvimento de competências técnicas, éticas e interdisciplinares necessárias ao exercício profissional. 

A capacitação de assistentes sociais tem como formadoras as assistentes sociais judiciárias, Elisângela Facirolli do Nascimento e Silvana Barbosa dos Santos. Durante o curso, serão abordados temas como o contexto e a estrutura do Poder Judiciário; o trabalho social com famílias e o sistema de proteção; e a legislação social e institucional.

Já para os profissionais da psicologia, a formação será ministrada pelas servidoras do TJMS e psicólogas, Sandra Regina Monteiro Salles e Renata Queiroz Giancursi dos Santos. Entre os temas que serão abordados está a psicologia jurídica; a atuação em processos de Vara Especializada em crimes contra crianças e adolescentes, em Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Vara de Família e Sucessões.

TJMS