O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza nesta quarta-feira, dia 26 de novembro, das 9 às 13 horas, o Webinário Prevenção e Combate à Violência Digital contra Meninas e Mulheres, iniciativa que integra a programação da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

A edição de 2025 traz como tema central “O virtual também é real”, reforçando a urgência de reconhecer e enfrentar as diferentes formas de violência que acontecem no ambiente digital, especialmente aquelas direcionadas ao público feminino.  

Realizado de forma virtual, com transmissão pelo YouTube mediante inscrição prévia, o evento busca reunir especialistas, representantes de instituições públicas, organismos internacionais e operadores do sistema de Justiça, promovendo um diálogo abrangente sobre os impactos da violência digital e as estratégias de prevenção e proteção. 

As inscrições podem ser realizadas na página de eventos do CNJ. Clique aqui para acessar o formulário!  

A proposta do webinário é ampliar o conhecimento público acerca das manifestações desse tipo de agressão, que pode incluir perseguição virtual, divulgação de intimidade, discursos de ódio, ameaças e outras práticas que violam direitos fundamentais.   

A abertura do webinário contará com a participação do ministro Edson Fachin, presidente do CNJ; da conselheira Renata Gil e da juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Suzana Massako Hirama Loreto de Oliveira.  A programação contempla três mesas temáticas que aprofundam diferentes perspectivas sobre o enfrentamento da violência digital. Para mais informações, acesse a programação do evento.

Sobre a campanha – A campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é uma mobilização mundial, realizada anualmente pelo CNJ entre 20 de novembro e 10 de dezembro, com atividades destinadas a promover conscientização, educação social e articulação institucional para proteger meninas e mulheres. Em 2025, a iniciativa enfatiza que a violência virtual é tão real quanto a física ou psicológica, exigindo resposta rápida e integrada do Estado e da sociedade. 

TJMS