05.02.2026 · 12:29 · Visita
A Câmara Municipal de Campo Grande recebeu nesta quinta-feira (5) a visita do vereador de Dourados, Daniel Júnior, presidente da União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCV-MS). Ele foi recebido pelo presidente da Casa de Leis da Capital, vereador Epaminondas Neto, o Papy, e pelos vereadores Júnior Coringa e Neto Santos, vice-presidente e tesoureiro da entidade, respectivamente. O encontro foi marcado pelo diálogo institucional e pelo compartilhamento de experiências entre os parlamentos municipais.
Durante a reunião, Daniel Júnior apresentou um panorama da atual gestão da UCV-MS, cuja nova chapa foi empossada há dez meses. Atualmente, a entidade conta com a filiação de 34 Câmaras Municipais em todo o Estado, fortalecendo a atuação conjunta dos legislativos municipais sul-mato-grossenses.
Outro tema debatido foi a organização do encontro estadual da UCV, previsto para ocorrer em abril, em Campo Grande. O evento deve reunir vereadores de diferentes municípios para discutir pautas comuns, aprimorar a atuação parlamentar e fortalecer o papel institucional das Câmaras Municipais.
O presidente da UCV-MS destacou os avanços alcançados pela entidade desde o início da atual gestão. “Estamos aqui para trocar experiência e projetar o futuro para o melhor dos vereadores do nosso Estado. Nós estamos na UCV há dez meses e temos conseguido fazer um ótimo trabalho junto com a nossa diretoria. Avançamos muito, quitamos várias dívidas das gestões anteriores, conseguimos o principal que são todas as certidões negativas. Hoje nós podemos fazer toda a pactuação com as Câmaras, podemos fazer os convênios e assim melhorar a arrecadação e melhorar a participação das Casas de Leis”, afirmou Daniel Júnior.
O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande ressaltou a importância da UCV no fortalecimento do Legislativo municipal. “O vereador tem a atividade parlamentar e está envolvido com outros profissionais dentro das câmaras legislativas, de seus assessores. E a função do vereador precisa ser defendida no contexto coletivo, e isso é a responsabilidade da União de Câmaras. Ela promove a discussão para melhorar as condições de trabalho dos parlamentos. Haja vista que o parlamento municipal faz a defesa do cidadão, fiscalizando o Executivo”, pontuou Papy.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal



