09.12.2025 · 7:54 · Eventos

Seguindo o rito de uma Sessão Ordinária, acadêmicos de Direito da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) voltaram a vivenciar os trabalhos da Câmara Municipal de Campo Grande, nesta segunda-feira, dia 8. A Sessão Simulada contou com todas as etapas, incluindo a aprovação de três propostas, de autoria dos estudantes.

A ação foi uma iniciativa do vereador Jean Ferreira, vice-presidente da Comissão Permanente de Juventude da Casa de Leis, em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara, além da participação de servidores de diferentes setores da Câmara “A ideia é estimular a cidadania, a participação, a inclusão daqueles que vivem no dia a dia as dificuldades enquanto jovem, enquanto estudante e que tem sim uma visão política. Aqui é o espaço em que eles podem debater os problemas da cidade”, disse.

De forma simulada, três projetos de lei foram apresentados pelos acadêmicos. As propostas foram apresentadas durante uma disciplina no curso e selecionadas pela maioria para serem apresentadas na Câmara. Há propostas relacionadas ao Passe do Estudante, treinamento especializado e continuado de agentes e profissionais de segurança pública no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além de incentivos à promoção das manifestações artísticas e culturais originárias do Brasil nas escolas da rede pública.

O vereador Jean Ferreira salientou que se for compatível com a legislação municipal, com a Lei Orgânica, é possível dar encaminhamento em algumas das propostas “para eles se sentirem participantes, de fato, efetivos da sociedade, da construção política daqui de Campo Grande”, pontuou. A ideia é ampliar esse projeto, também para escolas da Capital.

Sessão Simulada

No dia 22 de outubro, ocorreu a eleição simulada dos 29 vereadores, definição dos partidos dentre os eleitos, seguindo a composição partidária que existe atualmente na Casa de Leis. Também foram definidas as respectivas lideranças partidárias. Por fim, aconteceu a simulação da eleição da Mesa Diretora (definindo presidente, primeiro, segundo e terceiro vice-presidentes, além dos primeiro, segundo e terceiro secretários).

A acadêmica Bruna Matos, eleita presidente da Câmara na Sessão Simulada, ressaltou a importância de vivenciar essa experiência. “A gente costuma ver os trâmites do Poder Legislativo apenas na teoria, em sala de aula. Mas, agora temos essa vivência. Trazer os acadêmicos para dentro da Câmara é, de fato, dar para a oportunidade de conhecer como o nosso Município funciona. Aqui a gente tem contato com vereadores, a gente ocupa as posições que eles ocupam e ter essa experiência ainda na graduação muito boa”, disse.

Fotos Izaias Medeiros 

Confira as fotos da Sessão Simulada

Milena Crestani
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

CMCG