A Medalha, instituída pela Resolução nº 1.221/16 e proposta originalmente pelo vereador Dr. Jamal, leva o nome do médico William Maksoud, referência histórica na medicina campo-grandense. Maksoud atuou como clínico-geral, anestesista, ginecologista e obstetra, além de ter sido diretor do principal serviço ambulatorial de urgência do município, contribuindo para o desenvolvimento do SAMDU e da Maternidade Cândido Mariano.
Entre os homenageados da noite estavam Fernanda Giuncanse e Cesar Giovani Conte, ambos com trajetórias marcadas por serviços prestados à população de Campo Grande.
Fernanda Giuncanse
Nascida em Tupã (SP) em 1996, Fernanda é formada pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2021). Atuou em Unidades de Pronto Atendimento da Capital e da região, além de integrar a Estratégia de Saúde da Família e exercer funções como autoridade sanitária na regulação municipal. Atualmente, é residente em Clínica Médica no Hospital do Coração de Mato Grosso do Sul.
Em seu discurso, a médica agradeceu o reconhecimento:
“Eu queria agradecer à vereadora Ana Portela por essa homenagem e por também me permitir representar a minha classe, a qual eu tenho muito orgulho de fazer parte. A medicina é uma profissão que traz muitos desafios, mas também uma recompensa muito grande. Nesse momento que a medicina vive, esse reconhecimento é de extrema importância. Essa homenagem é uma representação da homenagem que eu gostaria de fazer a todos os meus colegas médicos.”
Cesar Giovani Conte
Natural de Palmas (PR), nascido em 1979, é formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná e possui especialização em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Hospital das Clínicas da USP. É membro titular de sociedades nacionais e internacionais e fellow do American College of Surgeons.
Em Campo Grande desde 2007, atua com cirurgia laparoscópica avançada e foi pioneiro, em 2025, no uso da cirurgia robótica no aparelho digestivo no Estado.
Ao receber a honraria, Dr. Cesar destacou:
“Eu queria agradecer demais à Câmara de Vereadores e à vereadora Ana Portela, pela honrosa certificação. Me sinto extremamente lisonjeado. É um momento de glória dentro da minha profissão médica e da minha estadia em Campo Grande.”
Ana Portela destaca compromisso com a valorização da Saúde
A vereadora também falou durante a solenidade e afirmou que reconhecer o trabalho dos profissionais da saúde é essencial para fortalecer o sistema e incentivar aqueles que dedicam suas vidas ao cuidado da população.
“A Medalha Dr. William Maksoud representa não apenas o reconhecimento a trajetórias exemplares, mas também a gratidão da cidade a profissionais que salvam vidas diariamente. É uma honra homenagear médicos tão comprometidos como a Dra. Fernanda e o Dr. Cesar. Campo Grande se orgulha de cada um deles.”



