O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), realiza a partir desta segunda-feira, dia 17 de novembro, o curso “Programa Dialogando Igualdades – Formação de facilitadores para execução de grupos reflexivos com homens autores de violência doméstica e familiar contra as mulheres”.
A capacitação ocorre presencialmente no auditório da Ejud-MS, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, e integra as ações de formação continuada do Tribunal, voltadas ao fortalecimento de políticas públicas relacionadas ao enfrentamento da violência de gênero.
Ele destacou ainda que Mato Grosso do Sul enfrenta aumento dos feminicídios em 2025, registrando, pelo segundo ano consecutivo, crescimento nos índices, o que reforça a importância do trabalho desenvolvido.
A capacitação na Ejud é destinada a servidoras e servidores do Poder Judiciário e às equipes técnicas indicadas pelas instituições parceiras que possuem termo de compromisso firmado com o TJMS para a replicação do programa Dialogando Igualdades em diferentes regiões do Estado.
A iniciativa tem como objetivo preparar novas equipes e atualizar profissionais que já atuam nas intervenções com homens autores de violência, promovendo a qualificação técnica necessária para facilitar grupos reflexivos, conforme previsto na Lei Maria da Penha e nas recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ao longo dos três dias de formação, serão abordados temas como violência de gênero, masculinidades, teorias de grupo, metodologias do programa e estratégias de resolução de conflitos, além de atividades práticas e vivenciais.



