12.11.2025 · 3:53 · Vereador Jean Ferreira

Vereador prestou solidariedade a familiares de vítimas

O vereador Jean Ferreira (PT) utilizou de sua fala durante a sessão da última terça-feira (11) para falar sobre a violência obstétrica. Na presença de mães, pais e familiares das vítimas, que foram à Câmara cobrar justiça, o parlamentar citou casos de bebês que morreram por negligência e falta de vagas em UTI neonatal.

Jean criticou a alta taxa de cesarianas na capital sul-mato-grossense, superior à média nacional e muito acima da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Casos como da Ayla Vitória, do Kalleb, do Dante, do Ravi, do Levi e de todas as 32 crianças que não tiveram o direito de viver devido à violência obstétrica”, mencionou o vereador, listando nomes de crianças vitimadas pela negligência e violência obstétrica.

O vereador apontou que Campo Grande registra 65,6% de partos cesáreos – taxa que supera os 57% da média brasileira e vai na contramão da orientação da OMS, que recomenda no máximo 15%. Jean destacou que, embora existam indicações legítimas para o procedimento, a quantidade acima do necessário faz com que casos que realmente precisem da operação sejam desassistidos.

O parlamentar citou o caso do bebê Ravi, que necessitava de cesariana, mas foi submetido a um parto forçado por negligência médica. “Um médico, com violência obstétrica, fez ainda o pai forçar o parto”, relatou o vereador.

Jean defendeu a criação do Plano Municipal de Humanização dos Partos, com duplo objetivo: reduzir as cesarianas desnecessárias, alinhando-se às diretrizes da OMS, e assegurar o cumprimento da lei que protege a autonomia da mulher. “Para transformar o luto em luta, para que nunca mais aconteça”, afirmou.

Além das mortes, o vereador chamou atenção para crianças que sobreviveram à violência obstétrica, mas carregam sequelas permanentes. “Em defesa de muitas crianças que estão vivendo com sequelas até hoje”, disse, ampliando o debate para além das estatísticas de mortalidade neonatal.

Norberto Liberator
Assessoria de Imprensa do Vereador

Foto: Maria Laura Corrêa

CMCG