O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, realizou no dia 21 de outubro mais uma oficina do Protocolo Ipê Lilás, no Tribunal do Júri do Fórum de Paranaíba. A capacitação teve carga horária de duas horas-aula e contou com a participação de nove servidores.

Com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre a temática da violência doméstica contra a mulher e apresentar o canal interno de atendimento do Protocolo Ipê Lilás, a oficina abordou o contexto histórico e cultural da violência de gênero, os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, o ciclo e a escalada da violência, além de estratégias de avaliação de risco e medidas de segurança para mulheres em situação de vulnerabilidade.

A formação também tratou do acolhimento e da orientação no atendimento psicossocial, destacando a importância da escuta qualificada e do encaminhamento adequado dos casos, bem como do acesso ao canal interno de atendimento do Protocolo Ipê Lilás, disponível aos servidores do Poder Judiciário estadual.

As atividades foram conduzidas pelas servidoras Ana Eliza Matos dos Santos, analista judiciária e assessora jurídica da Coordenadoria da Mulher, e Vanessa Vieira, assistente social e coordenadora de Política Judiciária Preventiva, e pela delegada Aline Gonçalves Sinnot Lopes, assessora de Inteligência do TJMS.

Por meio dessas ações formativas, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul fortalece a rede de proteção às mulheres e promove a disseminação de práticas institucionais voltadas ao enfrentamento da violência de gênero no âmbito do Judiciário.

TJMS