22.10.2025 · 11:42 · Eventos
Acadêmicos de quatro turmas de Direito da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) participaram de uma Sessão Simulada na Câmara Municipal de Campo Grande. O objetivo foi vivenciar, na prática, como funciona o Legislativo Municipal. Eles elegeram os vereadores, a Mesa Diretora, definiram partidos e lideranças. A iniciativa foi do vereador Jean Ferreira, em parceria com a instituição, e ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 22, no Plenário Oliva Enciso da Casa de Leis.
Ainda nas aulas, 40 estudantes demonstraram interesse em serem os vereadores da Sessão Simulada. O primeiro passo, então, foi promover a eleição dos 29 acadêmicos vereadores. Na sequência, ocorreu a definição dos partidos dentre os eleitos, seguindo a composição partidária que existe atualmente na Casa de Leis. Também foram definidas as respectivas lideranças partidárias. Por fim, aconteceu a simulação da eleição da Mesa Diretora (definindo presidente, primeiro, segundo e terceiro vice-presidentes, além dos primeiro, segundo e terceiro secretários).
“O objetivo é que os jovens protagonizem a política e aprendam a prática como funciona. Que eles conheçam na prática o Parlamento e como é o rito da sessão na Câmara Municipal, a importância do Poder Legislativo Municipal, como funciona a proposição de projetos de lei”, afirmou o vereador Jean Ferreira. Como sugestão, eles já elaboraram alguns projetos de lei que tratam de questões relacionadas à cidade. O vereador Jean Ferreira afirmou que pretende incorporar essas iniciativas ao seu mandato, protocolando as proposições na Câmara para que tramitem pelas Comissões e sejam votadas em Plenário.
O vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal, salientou a importância de receber a juventude na Casa de Leis e a contribuição deste envolvimento para o futuro da política em Mato Grosso do Sul. “A Casa de Leis é um ambiente propício para os debates que são importantes para a sociedade. Vir a Casa, conhecer os trabalhos, sentar na cadeira do vereador mesmo que de forma simulada, é uma oportunidade de saber, conhecer e estar mais perto da política”, disse.
O coordenador de Direito da UCDB, Luiz André de Carvalho Macena, ressaltou a importância da experiência, para que os estudantes executem o aprendizado obtido na teoria. “Colocá-los no cenário e, principalmente, torná-los atores faz com que eles possam dominar e começar a exercitar com mais segurança o aprendizado. Estar aqui é muito importante para o curso e eu acredito que também para a cidade para formarmos profissionais capacitados que possam atuar depois no Judiciário ou em qualquer um dos poderes, para a sociedade, de forma consciente e humana”, disse.
A atividade foi feita com acadêmicos de Direito do quarto semestre. Ele esclareceu que, geralmente, ocorre uma visita técnica para acompanhar sessões ordinárias e conhecer o trabalho do Legislativo Municipal. Porém, ele avalia que participar da sessão simulada representa um ganho no processo pedagógico.
Eleição – A acadêmica Bruna Matos foi eleita presidente da Câmara, na eleição simulada, em chapa única. “Viver essa experiência é muito bom e enriquecedor para nós acadêmicos, porque a gente ainda está no processo de aprender e aprender essas coisas no momento certo colabora muito para a nossa vida profissional. Quando terminarmos a graduação, nós já entenderemos a prática da vivência, seja na área jurídica, seja na área legislativa”, disse.
Bruna enfatizou ainda a importância da presença de mais mulheres na política e na área jurídica. “A presença das mulheres na sociedade é muito precária. A gente luta há muito tempo para ter essa representatividade. O que acontece é que as pessoas associam a nossa presença nesses espaços apenas por nós sermos mulheres. Mas nós recebemos esses espaços porque nós temos competência para isso”, disse.
O acadêmico Vinicius Bertelo, eleito primeiro-secretário, ressaltou a relevância de vivenciar experiências na prática, foram da sala de aula. “É uma ótima proposta do Legislativo, para a gente poder estar experimentando realmente, vendo na prática como funciona uma sessão Legislativa, como funciona a eleição da Mesa Diretora”.
Ao final, também foi feita a eleição dos cinco integrantes da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final. Os acadêmicos receberam informações sobre o trabalho deste colegiado, por onde passam todos os projetos de lei que tramitam na Casa de Leis, manifestando-se quanto aos aspectos constitucional, legal e regimental das proposições.
Outra Sessão Legislativa Simulada será agendada para que os estudantes possam vivenciar os ritos de uma Sessão Ordinária, com apresentação de indicações, moções e votação de projetos de lei.
Milena Crestani
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal



