Na última quinta-feira, dia 9 de outubro, as crianças e adolescentes da Casa Lar Santa Terezinha, em Costa Rica, se divertiram com uma comemoração de dia das crianças preparada pelo Projeto Padrinho da comarca. Organizada pela coordenadora do projeto Vanessa de Freitas Tabuas Brito e pela assistente social Célia Regina Benetti, a festa trouxe alegria e divertiu os acolhidos nesta época tão marcante e simbólica para a infância.
O evento mobilizou a sociedade e o comércio da cidade para garantir que o momento fosse especial, com presentes, doces e uma decoração colorida e dedicada. Para Célia Regina Benetti, ao receber os presentes, a felicidade das crianças e adolescentes foi contagiante.
“Quando recebem esses presentes eles se sentem felizes, importantes, se sentem olhados, o que contribui muito com a autoestima, de saber que tem pessoas que se importam com eles”, explicou a assistente social.
Saiba mais – Criado em 2000, o Projeto Padrinho é uma iniciativa da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso de Campo Grande, coordenado pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJMS. O projeto tem como objetivo aproximar a sociedade da realidade de crianças e adolescentes acolhidos em instituições, promovendo vínculos afetivos, apoio material e novas oportunidades de desenvolvimento. Em Costa Rica, o projeto foi implantado em junho deste ano.
A iniciativa possui quatro formas de participação: o apadrinhamento afetivo, que aproxima padrinhos e madrinhas das crianças e adolescentes, proporcionando momentos de afeto, convivência e carinho e permitindo a convivência familiar e social saudáveis; o apadrinhamento material, com contribuições que ajudam a suprir necessidades materiais e financeiras dos jovens; a participação como prestador de serviço, em que profissionais de diversas áreas oferecem apoio direto às instituições de acolhimento; e o apadrinhamento cultural, que possibilita o acesso à cultura por meio de atividades como visitas a museus, cinemas e teatros.



