A equipe técnica e negocial do eproc do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul participou nesta segunda-feira, dia 6 de outubro, da 5ª Reunião Nacional de Gestão de Demandas do eproc, realizada de forma presencial no Tribunal de Justiça de São Paulo. O encontro reuniu representantes dos tribunais brasileiros que utilizam ou estão em vias de implantação do sistema, com o objetivo de aprimorar funcionalidades, discutir melhorias e alinhar projetos de inovação tecnológica no âmbito deste processo judicial eletrônico.

O Tribunal de Justiça de MS foi representado pela juíza auxiliar da Presidência e coordenadora do eproc, Joseliza Alessandra Vanzela Turine, pela diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação, Liriane Nogueira, pela gestora negocial do eproc, Deborah Salomão, e pelo gestor técnico do eproc, Diego Bairros. A participação da equipe reforça o compromisso institucional do Tribunal com a modernização do Judiciário e o aperfeiçoamento contínuo do sistema eproc, que será implantado em todos os graus de jurisdição no TJMS.

O evento contou com a presença de gestores técnicos e negociais dos Tribunais de Justiça Estaduais, Tribunais Regionais Federais e Tribunais Militares que utilizam a plataforma. A programação incluiu apresentação de demandas, debates técnicos, deliberações e definição de prioridades de desenvolvimento do sistema.

Durante a reunião, foram discutidas propostas de aprimoramento e novas funcionalidades do eproc. A metodologia da reunião previu apresentações pelos tribunais proponentes, espaço para manifestações e votações sobre as deliberações, garantindo transparência, colaboração e padronização nacional na gestão do sistema.

A 5ª Reunião Nacional de Gestão de Demandas do eproc é mais um passo no fortalecimento da governança compartilhada da ferramenta, que tem se consolidado como uma solução tecnológica segura, eficiente e integrada para o Poder Judiciário brasileiro.

Saiba mais – O eproc é um sistema de processo judicial eletrônico desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido a outros tribunais para a gestão eletrônica de processos judiciais, o qual permite a tramitação, movimentação e controle de processos tanto de primeiro quanto de segundo grau.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Dorival Renato Pavan, assinou, no último dia 5 de maio, o acordo de cooperação técnica com o TRF4 com o objetivo de modernizar o sistema judicial por meio da adoção deste novo sistema de processo eletrônico. Anunciada desde sua posse, a implementação do eproc visa modernizar a gestão processual do PJMS, promovendo mais celeridade, transparência e eficiência no trâmite de ações judiciais. 

O eproc é, por sua essência, um sistema colaborativo, que se origina e se desenvolve por meio de uma rede de cooperação entre tribunais, respeitando a autonomia institucional. Com uma arquitetura aberta e flexível, o sistema permite adaptações à realidade local de cada tribunal e a criação de modelos próprios de gestão processual.

Desde a adesão do Tribunal de Justiça de MS ao sistema, outros três Tribunais de Justiça (Amapá, Paraná e Espírito Santo) aderiram ao eproc, totalizando 21 tribunais, o que torna fundamental a manutenção dessa governança, garantindo que o sistema esteja aderente tanto para a justiça federal, quanto para a justiça estadual, e que todos os desenvolvimentos que possam afetar o sistema sejam de comum acordo com a comunidade eproc.

TJMS