Na última quarta-feira, dia 1º de outubro, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Corumbá promoveu um encontro com gestores das escolas municipais para sensibilização quanto à importância da Justiça Restaurativa como ferramenta de fortalecimento das relações humanas no ambiente escolar.

A atividade foi conduzida pela coordenadora do Cejusc/Corumbá, Evelyn Campos, e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Mabel Sahib, e do juiz e coordenador do Cejusc, Maurício Cleber Miglioranzi Santos.

O evento integra a parceria entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude, e a Secretaria Estadual de Educação, que em junho deste ano capacitou novos facilitadores em práticas restaurativas.

Com a última formação, Corumbá se destaca no cenário estadual e já reúne 40 facilitadores na rede municipal de ensino.

Os resultados das práticas restaurativas na região já são concretos. Apenas no último trimestre de 2024, foram realizados 148 Círculos de Construção de Paz em escolas da rede estadual, envolvendo mais de 700 estudantes, que passaram a vivenciar novas formas de lidar com conflitos, fundamentadas na empatia, na escuta e na corresponsabilidade.

Na rede municipal de Corumbá, as iniciativas tiveram início com 26 círculos, voltados especialmente à valorização da saúde mental de estudantes e servidores.

Outro marco importante foi registrado em Ladário, onde a legislação municipal transformou as práticas restaurativas em política pública permanente, reforçando o compromisso com um ambiente escolar mais saudável e colaborativo.

Durante o encontro, gestores e educadores destacaram a relevância da iniciativa. Para Tatiana Zabala, diretora das Escolas das Águas, o círculo restaurativo abre novas perspectivas no diálogo escolar. “Foi um encontro muito importante e rico, porque traz as vivências ensinadas para os mediadores para a realidade dos gestores. Esse círculo aberto à comunidade escolar cria um canal de compreensão, em que os alunos se sentem confortáveis para compartilhar, e a escola passa a ser um grande apoio”, afirmou.

A coordenadora do Cejusc/Corumbá, Evelyn Campos, ressaltou a força do trabalho coletivo. “Os gestores puderam vivenciar a prática dos círculos de construção. Acreditamos que este é um instrumento necessário para ser levado a todas as escolas da rede, para que alunos, professores e servidores encontrem um espaço de escuta e acolhimento”, frisou.

Já a secretária municipal de Educação, Mabel Sahib, enfatizou os reflexos positivos da proposta.“Foi um encontro exitoso. Nossa intenção é que os gestores aprendam a ouvir mais, a ter empatia e um tempo para si, o que certamente vai refletir no trabalho desenvolvido nas escolas”.

A iniciativa evidencia o compromisso do TJMS com a construção de ambientes escolares mais acolhedores e colaborativos, fortalecendo a rede de proteção de crianças e adolescentes e ampliando o alcance das práticas restaurativas no Estado.

TJMS