Nos dias 2 e 3 de setembro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em MS, promoveu um curso para capacitação de profissionais que atuam na rede de proteção à mulher no município de São Gabriel do Oeste. 

 

A formação foi realizada no auditório do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) e ministrada por uma equipe de servidores da Coordenadoria da Mulher do TJMS. Na abertura, a juíza Samantha Ferreira Barione, diretora do Foro e titular da 1ª Vara Cível e Criminal da comarca, enalteceu a iniciativa e ressaltou a importância do fortalecimento das redes de apoio às mulheres em situação de violência. 

O curso foi direcionado a profissionais que atuam na rede de atendimento a mulheres em situação de violência, abrangendo áreas da assistência social, saúde, educação, Sala Lilás e Promuse (Polícia Militar), além de servidores do Judiciário  e representantes de organizações não governamentais. O objetivo principal da formação foi integrar e fortalecer as ações de proteção e acolhimento, proporcionando um espaço de diálogo e troca de experiências entre os participantes. 

O prefeito de São Gabriel do Oeste, Leocir Montagna, também marcou presença e enfatizou a parceria entre o poder público e a justiça para garantir um suporte eficaz às mulheres que enfrentam situações de violência. Além de capacitar os profissionais, a iniciativa também busca fomentar uma cultura de respeito e proteção aos direitos das mulheres no município.

TJMS