A exposição fotográfica “Nasce uma Família – A história continua” chegou ao Fórum de Campo Grande nesta segunda-feira, dia 1º de setembro, e ficará aberta para visitação do público no local até o dia 12. A mostra retrata famílias transformadas pela adoção e, sobretudo, oferece uma oportunidade de reflexão sobre o direito à convivência familiar e a relevância desse ato de amor.
A iniciativa é promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), sob a responsabilidade da desembargadora Elizabete Anache, e conta com o apoio do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Dorival Renato Pavan. A exposição dá continuidade ao projeto iniciado em 2019, destacando histórias de amor, resiliência e transformação por meio da adoção.
Nesta edição, o público poderá conhecer sete totens com fotografias sensíveis e comoventes, sendo seis dedicados a famílias já retratadas na primeira mostra e cinco com novas histórias. Cada totem inclui um QR Code que leva a vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação do TJMS, proporcionando uma experiência mais imersiva sobre a vida dessas famílias.
Os registros são assinados pelos fotógrafos Alexis Prappas, Aniela Paes, Antônio Arguello, Beatriz Terra, Beto Nascimento e Fabrinny Piell, que captaram, com delicadeza, a essência do vínculo familiar além dos laços biológicos. A exposição busca, de forma leve e afetuosa, conscientizar sobre a adoção como uma poderosa forma de amor e contribuir para a mudança da cultura de adoção no país.
Saiba mais – A mostra fotográfica foi inaugurada no dia 20 de maio, em alusão ao Dia Nacional da Adoção, e inicialmente exposta no shopping Bosque dos Ipês. Depois disso, passou pelo Comper Itanhangá, pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), além de um período de exposição na sede do TJMS.



