Nesta sexta-feira, 22 de agosto, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul celebra o Dia da Pessoa com Deficiência Intelectual, marcado por ações voltadas à conscientização e sensibilização social. A data, de extrema relevância, destaca a necessidade de romper barreiras de preconceito e estigma, reforçando o compromisso do Judiciário em promover uma sociedade mais inclusiva e igualitária para todos.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela Lei nº 13.585/2017, acontece entre os dias 21 e 28 de agosto, com o intuito de conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiência cognitiva, incentivar a promoção de políticas públicas de inclusão e combater o preconceito e a discriminação.
Atualmente, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul emprega 17 pessoas com deficiência intelectual, por meio da parceria com a Associação Pestalozzi, que atua há mais de 40 anos na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e sua inclusão na sociedade. Esses colaboradores prestam serviços no Fórum de Campo Grande, por meio de uma parceria do TJMS com a Associação Pestalozzi, que busca incluir jovens e adultos com deficiência intelectual no mercado de trabalho, em um processo que valoriza o respeito e a inclusão. A inserção é realizada de acordo com as capacidades e limitações dos participantes, que recebem preparação específica para o mercado de trabalho.
A iniciativa ainda pretende ampliar o número de vagas para 29, contemplando todas as previstas no convênio. As medidas para essa expansão estão em fase de planejamento e, em seguida, viabilizarão o recrutamento dos novos colaboradores.



