Nesta terça-feira, dia 19 de agosto, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF) realizarão o seminário “Liberdade de Imprensa e Poder Judiciário”, no auditório do CNJ, em Brasília. A abertura do evento, marcada para as 14 horas, contará com a presença do ministro Luís Roberto Barroso, presidente dos dois órgãos, além da conselheira do CNJ, Daiane Nogueira de Lira. 

A programação contará com três painéis abordando temas importantes e atuais. O primeiro, intitulado “Processos Judiciais sobre Liberdade de Imprensa”, contará com a participação de Pedro Colombini (Jusbrasil), Letícia Kleim (Abraji) e Mariana Oliveira (ex-secretária de Comunicação Social do STF). 

Na sequência, será realizado o painel “Enfrentamento do Assédio Judicial contra Jornalistas no Brasil: Avanços e Desafios”, moderado pela juíza auxiliar do CNJ, Karen Luise Vilanova, com a participação de Octávio Costa (presidente da ABI) e Katia Brembatti (presidente da Abraji). 

O terceiro painel, “Responsabilidade Civil da Imprensa e o Tema 995 do STF”, será conduzido por Giselly Siqueira (secretária de Comunicação do STF) e reunirá a juíza Wanessa Mendes de Araújo (CNJ), Rodrigo Brandão (ANJ), Beatriz Logarezzi (Abraji) e Flávio Lara Resende (ABERT). 

O evento se encerrará às 18 horas com um debate sobre o papel do Judiciário na proteção da liberdade de imprensa, com a participação do ministro Benedito Gonçalves (STJ) e da conselheira Daiane Nogueira de Lira. 

TJMS