O diretor de Planejamento do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Mauro Pereira, concedeu neste mês de agosto entrevistas a dois importantes veículos de comunicação do Estado para apresentar a atuação do Núcleo, que integra o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
Em participações no programa Café com Blink, da rádio Blink 102, e no podcast Na Íntegra, do site Campo Grande News, o diretor detalhou as principais funções e ações do Nupemec, destacando sua importância na resolução de conflitos.
Nas entrevistas, ele explicou que o Núcleo, criado conforme a Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atua por meio de conciliação, mediação e justiça restaurativa, com 90% dos casos envolvendo disputas familiares.
Informou que os atendimentos podem ocorrer de forma judicial, pré-processual ou por meio da justiça restaurativa, ressaltando que 75% dos casos são solucionados ainda na fase pré-processual, enquanto apenas 25% chegam à etapa judicial.
Por fim, Mauro Pereira esclareceu os serviços oferecidos pelo Nupemec, como audiências de conciliação e mediação, aplicação de técnicas de comunicação não violenta, oficinas de parentalidade (para orientar pais separados e prevenir alienação parental), atendimento especializado em casos de medida protetiva e o trabalho de mediadores e conciliadores formados pelo TJMS.



