Na manhã de quarta-feira, dia 13 de agosto, as ruas de Nioaque foram palco de uma mobilização social pela vida e pelo respeito à mulher. A cidade sediou a caminhada “Agosto Lilás e Pela Paz em Casa”, realizada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o Ministério Público e a Prefeitura Municipal, reunindo cerca de 700 participantes.
O ato, marcado pela união e pela diversidade, contou com a participação de povos indígenas, representantes das forças de segurança, comunidade militar, lideranças locais, sociedade civil organizada e famílias inteiras.
O juiz de Direito em substituição na comarca de Nioaque e colaborador da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica do TJMS, Luciano Pedro Beladelli, destacou a importância da mobilização. “A presença expressiva da população demonstrou, de forma clara e contundente, que Nioaque não aceita mais a violência contra a mulher. A caminhada foi mais do que um ato simbólico, foi um grito coletivo de coragem, solidariedade e compromisso com a paz nos lares e o respeito à dignidade feminina”.
O “Agosto Lilás” é o mês de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher, enquanto a campanha “Paz em Casa” busca acelerar a prestação jurisdicional em casos de violência doméstica.



