Com o objetivo de preparar e habilitar futuros adotantes, o Curso de Preparação à Adoção – “Nasce uma Família”, promovido pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Judicial do Estado (Ejud-MS), iniciou em agosto e contará com uma nova edição ao final do mês de setembro.
Realizado no formato EaD, a primeira turma iniciou de forma síncrona na primeira semana de agosto, reunindo participantes em um momento de acolhimento, orientação e esclarecimento de dúvidas sobre os conteúdos programados e os procedimentos necessários para a habilitação à adoção.
Com duração de dois meses e carga horária total de 40 horas, a capacitação foi organizada em quatro turmas, somando 200 vagas. O encerramento está previsto para o final de setembro.
Logo após o término desta edição, serão abertas mais 200 vagas, ampliando o alcance da formação e possibilitando que novos interessados participem dessa importante etapa do processo de habilitação.
O curso é um passo fundamental para informar e preparar aqueles que desejam acolher uma criança ou adolescente, incentivando uma adoção responsável e afetuosa. Além disso, atende às exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina a preparação prévia dos adotantes. O ECA reforça que a adoção vai além de um ato jurídico, sendo também um momento de acolhimento, escuta e sensibilidade.
Voltado exclusivamente para adotantes residentes no Estado de Mato Grosso do Sul, o curso contribui para que os participantes compreendam os aspectos emocionais, jurídicos e sociais envolvidos no processo, fortalecendo o compromisso com a paternidade e maternidade responsáveis.



