Em sua passagem pelo município de Bodoquena nos dias 12 e 13 de junho, a Carreta da Justiça ofereceu serviços jurídicos essenciais de forma gratuita à população local em uma ação que beneficiou mais de 190 pessoas da região.
Ao longo dos dois dias de atividades na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, sob supervisão do juiz Silvio Cezar do Prado, a equipe da unidade móvel do TJMS registrou a abertura de 32 novas ações processuais, sendo a grande maioria delas para reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento, com 25 ocorrências.
Além disso, foram realizados quatro divórcios, dois reconhecimentos de paternidade socioafetiva e uma ação de pensão alimentícia. No total, a equipe de servidores que atuam na Carreta realizou 137 atendimentos, entre agendamentos, consultas e orientações gerais. A Defensoria Pública também esteve presente e registrou 57 atendimentos à população local, totalizando 197 demandas atendidas.
Saiba mais – A Carreta da Justiça é uma unidade móvel do Judiciário com atuação em todo o Estado. Adaptada para funcionar como um fórum itinerante, ela leva serviços judiciais a comunidades afastadas dos grandes centros urbanos, onde muitas vezes não há estrutura física do Poder Judiciário, assegurando à população o acesso a direitos fundamentais.
Durante suas passagens pelo interior sul-mato-grossense, a Carreta tem competência para julgar ações cíveis, criminais e de juizados especiais. A unidade oferece, de forma gratuita, serviços como orientações jurídicas, acordos de pensão alimentícia, ações de cobrança, guarda de filhos, divórcio, reconhecimento de união estável e de paternidade, entre outros.



