O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul esteve presente na 26ª Reunião do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras (CACB), realizada entre os dias 4 e 6 de junho, no Plenário Desembargador Homero Sabino de Freitas, em Goiânia (GO). O desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, Corregedor-Geral de Justiça do TJMS, acompanhado do juiz auxiliar da Corregedoria, Vinicius Pedrosa Santos, representaram a instituição no evento que teve como foco principal o aprimoramento das práticas de adoção internacional e o fortalecimento da atuação conjunta das Comissões Estaduais Judiciárias de Adoção (Cejais) em todo o país.
Durante a reunião, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional de Mato Grosso do Sul (Cejai/MS) apresentou relatos de experiência e dados atualizados sobre sua atuação. Um dos casos de destaque foi a adoção internacional de cinco irmãos sul-mato-grossenses por três casais italianos. Dois casais adotaram dois irmãos cada e o terceiro casal acolheu o irmão remanescente, que reside na mesma cidade de dois dos irmãos, mantendo contato frequente com eles, preservando, assim, os vínculos fraternos no novo contexto familiar.
A Cejai/MS também informou o processamento de um pedido de habilitação à adoção internacional no ano de 2024 e que, neste ano de 2025, houve a renovação de uma habilitação e a concretização da adoção de um menino de 10 anos, natural do município de Coronel Sapucaia.
Outro ponto de destaque da participação sul-mato-grossense foi a apresentação do projeto “Laços do Pantanal: uma história contada”, que propõe a confecção de álbuns personalizados com fotografias do estágio de convivência da adoção internacional. Além de registrar o percurso da adoção, o material reúne informações sobre as preferências da criança – como comida favorita, desenhos, hobbies e cores preferidas – e valoriza a identidade local por meio de referências à culinária, fauna e flora de Mato Grosso do Sul.
O álbum foi entregue pelo desembargador Ruy Celso Barbosa Florence ao Corregedor-Geral da Justiça de Goiás, desembargador Marcus da Costa Ferreira, que expressou entusiasmo com a iniciativa, afirmando que manterá o exemplar em seu gabinete e manifestando interesse em receber as fotografias atualizadas da convivência familiar na Itália. Outro exemplar foi disponibilizado ao coordenador-geral da Autoridade Central Administrativa Federal (ACAF), Rodrigo Santos Meira.
A 26ª Reunião do CACB contou com a participação de autoridades do Judiciário de diversos Estados e foi marcada pela troca de experiências, atualização de dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) e palestras voltadas à efetividade das adoções internacionais. Para o TJMS, a presença institucional no encontro contribui para o fortalecimento das redes de cooperação interestadual e para a constante qualificação das ações voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes.



