O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Escola Judicial (Ejud-MS), abriu as inscrições para o 2º Simpósio Estadual de Regularização Fundiária, que será realizado no dia 9 de junho, no Plenário do Tribunal Pleno do TJMS. A iniciativa tem como objetivo promover o debate sobre os principais desafios, avanços e soluções práticas na área da regularização fundiária, reunindo especialistas, magistrados, servidores públicos e representantes de diversas instituições.

Foram disponibilizadas 25 vagas para servidores da capital, 25 para magistrados e 100 para o público externo. As inscrições podem ser feitas antecipadamente por meio da página da Ejud, pelo QR Code disponível no material de divulgação e, também, no momento do evento, de acordo com a disponibilidade de vagas.

A programação, com inícios às 8h30, abordará temas diversos tais como: métodos de regularização imobiliária urbana, com foco nos programas Lar Legal MS e Reurb; dificuldades enfrentadas pelos municípios na implementação da regularização fundiária urbana; entre outros.

No período da tarde, a partir das 13h30, o Simpósio traz o debate de um tema que tem preocupado os proprietários rurais, que é a necessidade de regularização da Faixa de Fronteira até o dia 22 de outubro próximo, sob pena de desapropriação do imóvel. Todo o proprietário rural do Estado, que ocupa imóvel distante até 150 km da fronteira em linha reta (seja com o Paraguai ou com a Bolívia), terá que fazer essa regularização. Será uma oportunidade para tirar as dúvidas ainda pendentes.

O evento, organizado pelo TJMS, Ejud, OAB e Assomasul, tem o apoio cultural do Governo de MS, Defensoria Pública, TCE, Alems, IRIB, Anoreg, Crea, MPMS, Emha, Fiems, CAUMS e AGU.

TJMS