Magistrados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul atuaram no acompanhamento da realização do 3º Exame Nacional da Magistratura (Enam), ocorrido na tarde de domingo, dia 18 de maio, em Campo Grande. O exame é uma iniciativa da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e foi aplicado simultaneamente em todas as capitais do país.
Em Mato Grosso do Sul, a aplicação do Enam contou com a participação da juíza Luiza Vieira Sá de Figueiredo e do juiz auxiliar da Presidência, Eduardo Eugênio Siravegna Junior, ambos do TJMS. Eles integraram o grupo de trabalho responsável pelo acompanhamento local da prova, ao lado do juiz federal Ney Gustavo Paes de Andrade (TRF3) e da juíza do trabalho Fabiane Ferreira (TRT24).
A prova foi realizada nas dependências da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Ao todo, 570 candidatos estavam inscritos para realizar o exame no Estado, dos quais 405 compareceram.
Em nível nacional, o Enam registrou 28.854 inscrições homologadas, sendo 21.298 candidatos presentes (73,84% do total). A edição também reforçou o compromisso com a inclusão, com 4.378 pessoas negras, 1.364 pessoas com deficiência e 42 pessoas indígenas entre os inscritos. No Centro-Oeste, foram homologadas 4.760 inscrições.
A aprovação no Enam é um requisito obrigatório para que bacharéis em Direito possam participar de concursos para ingresso na magistratura em tribunais estaduais, federais, do trabalho, militares e do Distrito Federal e territórios.
A coordenação da aplicação da prova na capital sul-mato-grossense contou com o suporte da Fundação Getulio Vargas (FGV), representada por Pedro Augusto Pacheco de Miranda.



