Na manhã desta quinta-feira, dia 24 de abril, foi realizada a abertura do curso “Formação de Formadores Ejud-MS Nível 2” (FOFO), promovido pela Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS). O curso é destinado a magistrados e servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul que finalizaram a primeira etapa do Nível 1, com os módulos I, II e III concluídos.
A capacitação tem como objetivo o aprimoramento e desenvolvimento de competências para o exercício da docência, integrando o Programa de Formação de Formadores da Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul.
Durante a abertura do curso, o diretor-geral da Ejud-MS, desembargador Marco André Nogueira Hanson, além de participar, contribuir e aprender com as dinâmicas apresentadas, ressaltou a importância de cursos capacitadores como o “FOFO”. “Essa qualificação visa assegurar que os programas formativos sejam ministrados por profissionais que não apenas dominem o conteúdo das matérias abordadas, mas que também possuam habilidades pedagógicas essenciais e estejam aptos a utilizar ferramentas e técnicas didáticas eficazes, que permitirão uma melhor transmissão do conhecimento”.
As aulas, que são contempladas com bases teóricas e aplicação prática dos temas abordados, são ministradas a partir das diretrizes pedagógicas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que contemplam os artigos 8º e 35 a 43 da Resolução Enfam nº 2, de 8 de junho de 2016, e o artigo 3º e Anexo II da Resolução Enfam nº 2, de 26 de abril de 2018.
O curso também segue as normativas dos conteúdos do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Ejud-MS, que, por sua vez, tem como objetivo aperfeiçoar o planejamento pedagógico das ações formativas para magistrados e servidores.
A metodologia de ensino tem como foco o desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas, para que, ao final, magistrados e servidores possam ter a capacidade de desenvolver métodos de ensino, aprendizagem e avaliação, além de aperfeiçoar competências de outros servidores e magistrados.
Além de retomarem conceitos e dinâmicas da primeira etapa, os participantes do Nível 2 focam em utilizar efetivamente metodologias ativas e participativas para melhorar a performance, como destacou a coordenadora pedagógica da Ejud, juíza Kelly Gaspar Duarte.
As aulas acontecem entre os dias 24 e 25 de abril, na sede da Ejud-MS, com carga horária de 16 horas. A capacitação é ministrada pela juíza Kelly Gaspar Duarte e pelo pedagogo Erisevelton Silva Lima Vide.



