14.04.2025 · 3:19 · Vereador Ronilço Guerreiro
A qualificação profissional ganhará ainda mais protagonismo em Campo Grande a partir do mês de maio. Parceria firmada entre a Câmara Municipal, o SENAI e o Sistema Fiems, lançou o programa “Pronto Pro Trabalho”, que tem a missão de capacitar a população e abrir caminhos para o mercado de trabalho. O vereador Ronilço Guerreiro, presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Casa de Leis, ressaltou a importância da iniciativa.
“Não é só sobre conseguir um emprego, é sobre estar qualificado para conquistar oportunidades. Campo Grande precisa de profissionais preparados, e o SENAI entrega isso com excelência, unindo capacitação técnica e desenvolvimento humano”, destaca Ronilço, que também é instrutor licenciado na entidade.
Pelo programa, serão 10 mil vagas distribuídas em 40 cursos gratuitos de qualificação, com foco em áreas como construção civil, alimentos e bebidas, setor automotivo, manutenção e logística. As aulas serão presenciais e práticas, com metodologia reconhecida pela alta taxa de empregabilidade dos formandos do SENAI.
Guerreiro é uma das lideranças que estão à frente da iniciativa e ressalta que a proposta vai além de oferecer vagas: é uma transformação social por meio da formação técnica. “Nossa cidade e Estado tem passado por uma grande transformação, com indústrias chegando, além disso temos a Rota Bioceânica que vai alavancar ainda mais nossa economia. Por isso, o quanto antes, precisamos focar em qualificação”, destacou Guerreiro.
A partir do dia 30 de abril, será instalado na Câmara Municipal um totem de autoatendimento, onde os interessados poderão fazer a pré-matrícula nos cursos disponíveis. Os participantes também terão acesso a orientações sobre elaboração de currículos, preparação para entrevistas e serão conectados com empresas parceiras por meio do Sistema Fiems.
Além da qualificação, o programa faz parte de uma estratégia mais ampla da Câmara para fomentar o desenvolvimento econômico. “Estamos trabalhando para atrair novas indústrias, com políticas públicas e incentivos fiscais como o Prodes. Mas é preciso que a mão de obra esteja pronta – e é isso que essa ação entrega”, finalizou Guerreiro.
Assessoria de Imprensa do Vereador