Teve início, nesta semana, o cumprimento do calendário de inspeções dos serviços extrajudiciais pela Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ), sob o comando do desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, para o biênio 2025/2026. As inspeções ocorrem nas serventias da comarca e nos distritos de Corumbá.

A previsão é de que todas as serventias extrajudiciais de Mato Grosso do Sul sejam inspecionadas ao longo deste biênio, tornando efetivo o exercício das atividades fiscalizadora e orientadora, além de verificar o funcionamento dos serviços.

O calendário de inspeções está previsto na Portaria nº 126.0.082.0006/2025, publicada no Diário da Justiça. Essa iniciativa, aliada à publicização dos termos das correições realizadas, marca um passo significativo rumo à transparência e à responsabilidade no Poder Judiciário.

Todas as ações da CGJ visam à implementação de mudanças que promovam ainda mais a confiança da sociedade nas instituições judiciárias. Ainda no que se refere à implantação de melhorias, a Corregedoria-Geral de Justiça está aprimorando os canais de comunicação para promover um diálogo mais próximo entre o Judiciário e a sociedade.

Saiba mais – A função correcional consiste na fiscalização, correição, inspeção, visita e outras atividades de orientação das serventias judiciais e extrajudiciais, bem como de seus serviços auxiliares. Divide-se em judicial e extrajudicial, sendo a função correcional judicial denominada “correição” e a extrajudicial, “inspeção”.

TJMS