O Comitê Estadual de Combate às Arboviroses (Ceca), sob coordenação do desembargador Nélio Stábile, promoveu na manhã de sábado, dia 8 de março, um evento de capacitação voltado aos colaboradores responsáveis pelos serviços de limpeza e jardinagem do Centro Integrado de Justiça – Cijus, a fim de conscientizá-los sobre as ações de combate a doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

O treinamento foi realizado no Plenário das Turmas Recursais e contou com a palestra de Marcos Luiz de Oliveira, da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau).

A ação mencionada faz parte do calendário do “Dia de Combate às Arboviroses”, que acontece mensalmente no quinto dia útil de cada mês.

A campanha tem como objetivo principal realizar uma força-tarefa de equipes de colaboradores responsáveis pelos serviços de limpeza e jardinagem em um esforço coletivo para identificar e eliminar criadouros de larvas dos mosquitos.

O chefe do Serviço de Ações Intersetoriais e gerente de programas da CCEV, Marcos Luiz de Oliveira, frisou em sua palestra a importância da colaboração entre órgãos e setores para um controle eficaz das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como chikungunya, zika e dengue.

Ele alertou para o risco de urbanização da febre amarela, considerando o aumento de notificações em áreas da capital, bem como pontuou o risco de uma nova epidemia de dengue devido à circulação do sorotipo 3, não registrado desde 2007. A capacitação teve como objetivo destacar a relevância da vigilância e da prevenção no combate a essas doenças.

Por fim, ele ressaltou a importância da ação coletiva e da responsabilidade compartilhada para o controle da proliferação do mosquito.

Ao todo, 29 colaboradores responsáveis pelos serviços de limpeza e jardinagem do Cijus receberam o treinamento. Ainda, estavam presentes os servidores Eduardo Tenório Júnior e Almir Otto Gonzales Cano, ambos representantes do Comitê Estadual de Combate às Arboviroses (Ceca), e os servidores Ali Dib Rahim, Nildo Aparecido Martins e Nilva Souza Alves, do Cijus.

Saiba mais – Criado em 15 de maio de 2019 pelo Decreto nº 15.226, o Comitê Estadual de Combate às Arboviroses (Ceca), presidido pelo Governador do Estado, tem caráter consultivo e deliberativo. Seu objetivo é auxiliar a Secretaria Estadual de Saúde (SES) na definição de políticas públicas de combate às arboviroses, acompanhar planos e programas de prevenção e tratamento, além de mobilizar a sociedade civil e articular esforços com órgãos governamentais e privados no enfrentamento das epidemias.

TJMS