Na próxima segunda-feira, dia 24 de fevereiro, o Comitê Estadual de Mato Grosso Sul do Fórum Nacional da Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sob coordenação do desembargador Nélio Stábile, promoverá um webinário abordando questões relacionadas à Saúde Mental e à Judicialização em casos de internações psiquiátricas. O evento, com início às 16 horas, será transmitido ao vivo pelo canal oficial do TJMS no YouTube.

A abertura do webinário ficará por conta do desembargador Nélio Stábile, que também coordena o Núcleo de Apoio Técnico do TJMS (Natjus). “Espero que todos aproveitem ao máximo essa experiência e que possamos juntos promover uma conversa aberta e construtiva sobre saúde mental e judicialização de internações psiquiátricas no Judiciário”, disse o magistrado.

Na sequência, especialistas na área compartilharão suas experiências e conhecimentos sobre as questões particulares que envolvem as internações psiquiátricas. A primeira palestra será da enfermeira Lisie da Silva, do Natjus, que abordará o perfil das demandas judiciais que envolvem internações psiquiátricas. Logo depois, a defensora pública Eni Maria Senzerino Diniz, explorará os aspectos legais da judicialização da saúde mental.

E para fechar o webinário, o psiquiatra Renato Alves Higa, que atua no Serviço de Avaliação e Acompanhamento de Medidas Terapêuticas Aplicáveis à Pessoa com Transtorno em Conflito com a Lei (EAP-Desinst), fará uma apresentação que trará, sob o ponto de vista médico, um olhar psiquiátrico sobre a humanização e os cuidados necessários para lidar com transtornos mentais graves.

TJMS