O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, representado pelo supervisor da COVEP/GMF, desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques, participou do lançamento da ação “Saúde Prisional em Foco” no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi (EPFIIZ), em Campo Grande, na manhã desta segunda-feira, dia 17 de fevereiro.

A ação pioneira no país é fruto da união de esforços da Secretaria de Estado e Municipal de Saúde e da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

O evento teve como objetivo principal o levantamento do perfil epidemiológico das unidades penais do Estado. Além disso, a iniciativa busca ampliar e fortalecer o atendimento à saúde das reeducandas, proporcionando acesso a serviços médicos e odontológicos, além da realização de exames laboratoriais, vacinação e testagem rápida para diversas doenças.

O programa foi lançado inicialmente no EPFIIZ e tem como meta ser expandido para as demais unidades penais da Capital e do interior do Estado. Segundo os organizadores, garantir o acesso à saúde é essencial para melhorar a qualidade de vida das internas e contribuir para a humanização do sistema penitenciário.

TJMS