A Carreta da Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que leva os serviços do Poder Judiciário a comunidades no interior do Estado de forma gratuita, está no município de Paraíso das Águas nesta segunda e terça-feira, dias 10 e 11 de fevereiro, atendendo a população local com uma série de serviços jurídicos essenciais.

Durante os dois dias de atendimentos, a população de Paraíso das Águas poderá ter acesso a diversos serviços essenciais, como divórcios, conversões de união estável em casamento, acordos de pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade, entre outras questões relacionadas ao Direito de Família. Neste mês de fevereiro, as atividades da Carreta serão coordenadas pelo juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian.

A Carreta da Justiça oferece também consultas jurídicas gerais, orientando os cidadãos sobre questões relacionadas a direitos civis, trabalhistas e outros temas relevantes. Além de facilitar o acesso à justiça, a atuação da unidade móvel da Justiça Itinerante reforça o compromisso do Tribunal com a democratização dos serviços jurídicos ao levar a justiça diretamente aos cidadãos, atendendo milhares de pessoas em diversas regiões do Estado.

Realizados por uma equipe de servidores do Poder Judiciário, os atendimentos devem ser pré-agendados pelo WhatsApp (67) 98462-8249. Mais informações sobre os serviços oferecidos e a agenda da Carreta da Justiça estão disponíveis na página institucional.

Buscando aproximar o Judiciário de locais distantes de grandes centros e levar diretamente aos cidadãos os serviços mais procurados, sem a necessidade de deslocamento até as grandes cidades, a Carreta da Justiça do TJMS funciona com uma unidade estruturada em veículo devidamente adaptado e equipado, destinado a atender as comarcas de primeira entrância não efetivamente instaladas, distritos e povoados.

 

A Carreta da Justiça tem jurisdição em todo o Estado e possui competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e dos juizados especiais distribuídas durante os itinerários. Em 2024, a unidade da Justiça Itinerante percorreu 28 municípios, distritos e povoados sul-mato-grossenses, realizando 3.936 atendimentos ao longo do ano e beneficiando mais de 8.400 pessoas com a oferta gratuita de serviços jurídicos essenciais aos cidadãos, especialmente àqueles que vivem em áreas afastadas dos grandes centros.

TJMS